sexta-feira, 3 de maio de 2013

Efeitos do Treinamento Físico - FISIOLÓGICO, MORFOLÓGICO E PSICOSSOCIAL (2º EM - 2º Bimestre)

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física, neste momento final de sua escolarização, já deve saber dos benefícios que a prática de exercícios traz; ela é considerada, nos dias de hoje, um importante fator para a melhoria da qualidade de vida. Mas para que possamos aproveitar ao máximo desses benefícios, essa prática deve ser sistematizada e gradativamente modificada. Quando uma prática é desenvolvida num determinado espaço de tempo e provoca modificações (adaptações) no organismo, com o objetivo de melhorar o rendimento, ela recebe o nome de treinamento.

Essa modificações que são provocadas pelo treinamento causam alguns efeitos:

FISIOLÓGICOS: efeitos fisicamente INTERNOS (aumento da resistência, aumento da força)

MORFOLÓGICO: efeitos fisicamente EXTERNOS (aumento da massa muscular, perda de peso)

PSICOSSOCIAL: efeitos psicológicos ( integração, socialização, cooperação)

Os objetivos e as necessidades dos grupos ou das pessoas são diferentes, ou seja, um treinamento físico militar não tem o mesmo objetivo do treinamento de um time de futebol.

TRABALHO 1 - Assista o vídeo e responda as seguintes perguntas




1. Quais os diferentes tipos de treinos e resultados?
2. Qual o verdadeiro nome da musculação. Justifique.
3. Quais os benefícios do treino de musculação?
4. Quais os cuidados que devem ser tomados na realização do treino de musculação?
5. Qual a importância da alimentação no treino de musculação?
6. Porque é importante realizar alongamento antes do treino de musculação?
7.  O que fazer para ter resultados de fato com o treino de musculação?
8. Cite os Efeitos Morfológicos, Fisiológicos e Psicossociais.

OBS.: Quaisquer dúvidas deixem no comentário.

FORMATO: O trabalho pode ser entregue digitado ou manuscrito, no qual com as resposta vocês deverão elaborar um texto - INDIVIDUAL



Obs.: Trabalhos com respostas iguais ou visivelmente parecidas serão desconsiderados.

7 comentários:

  1. Meu nome é Hercules, tenho 18 anos, queria saber quais procedimentos eu poderia ter para começar uma academia para ficar "fortinho" digamos... Poderia me ajudar? Pois moro em condomínio e já tenho academia no condomínio, só não tenho personal... Então precisava de umas instruções... Oque devo fazer no começo e oque vou aumentando ou fazendo futuramente... Poderia me ajudar? Tem meu email a seguir se for melhor para contato... Hercules.hgr@hot..[...] ficaria muito agradecido se puder me ajudar...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria desse video! kelladis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Queria saber pq não está carregando mais o vídeo ??

    ResponderExcluir
  4. Raridade achar algum artigo sobre isso

    ResponderExcluir
  5. Olá, será q vc poderia me enviar esse vídeo por favor? Agradeço desde já! viviane.cguerra@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Por favor, enviar o vídeo para o e-mail ednachagas@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir